Organizadores: Me. Hani Zehdi Amine Awad e Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel
2ª Edição Atualizada e Ampliada 2019 | Formato: 21 cm x 28 cm | Páginas: 304
Editora: Fontoura, São Paulo
ISBN: 978-85-8334-053-9
APRESENTAÇÃO
Livro premiado em sua 1ª edição. A nova edição tem como diferencial mais páginas com experiências que orientam a prática em diferentes grupos e ambientes. Também vale ler a nova introdução, com a história e desenvolvimento da Recreação até os dias de hoje. O que esperar de um livro chamado Recreação Total? Justamente o mais próximo de tudo: prática com teoria, estratégias recreativas consagradas, novas áreas de atuação, conhecimento inédito. Enfim, material atualizado sobre a recreação em suas múltiplas manifestações e desafios. Para tanto, este livro reuniu 21 profissionais que desenvolvem trabalhos expressivos frente à temática. Os autores compartilham seus estudos e experiências, na busca de tornar as práticas recreativas mais amplas e acessíveis a todos. O livro inicia com um texto introdutório sobre indicativos históricos da recreação. Na sequência, são oferecidos 23 capítulos teóricos acompanhados de atividades prática, separadas em três categorias: conteúdos, grupos e espaços. Os interessados em iniciar ou aprofundar seus conhecimentos frente à recreação poderão conhecer e recriar os conteúdos privilegiados para a ação formativa, junto a grupos específicos como o infantil, a terceira idade e pessoas portadoras de deficiência, em diferentes espaços desde escolas, clube, hotéis até acampamentos, condomínios, empresas. Esperamos que esta obra possa servir de suporte didático para qualificar a formação e a atuação profissional na área, particularmente atividades e programações recreativas que contribuam para potencializar e compreender cada interesse, público e ambiente na recreação.
CATEGORIA 1 - RECREAÇÃO POR POR CONTEÚDOS
1. RECREAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE
José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes
1.1. Princípios históricos da ludicidade
1.2. Histórico e desenvolvimento da psicomotricidade
1.3. Tipos de psicomotricidade e como trabalhá-las na recreação
1.4. Atividades propostas
1.5. Considerações finais
1.6. Referências
2. RECREAÇÃO E JOGOS COGNITIVOS
José Antonio Strumendo Barbosa
2.1. Sete diferentes tipos de inteligência
2.1.1. Inteligência linguística
2.1.2. Inteligência musical
2.1.3. Inteligência lógico-matemática
2.1.4. Inteligência espacial
2.1.5. Inteligência cinestésica
2.1.6. Inteligência interpessoal
2.1.7. Inteligência intrapessoal
2.2. Atividades propostas
2.3. Considerações finais
2.4. Referências
3. RECREAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O BRINCAR COM OS JOGOS ELETRÔNICOS DE VIDEOGAMES
Cleber Mena Leão Junior
3.1. Jogos e brincadeiras contemporâneas: o brincar do século XXI
3.2. Utilização dos jogos eletrônicos de videogame como ferramenta interativa
3.3. Transposição das atividades dos jogos eletrônicos de videogame para a prática recreativa
3.4. Atividades propostas
3.5. Considerações finais
3.6. Referências
4. JOGOS E BRINCADEIRAS CIRCENSES: A ARTE VIVENCIADA ALÉM DOS LIMITES DO PICADEIRO
Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) e Alipio Rodrigues Pines Junior
4.1. O circo moderno: o encontro do desencontro
4.2. O circo novo
4.3. O circo-educação
4.4. O jogo, a brincadeira e as atividades circenses
4.5. Atividades propostas
4.6. Considerações finais
4.7. Referências
5. DANÇAS RECREATIVAS E CRIATIVAS
Marcelo Grangeiro dos Santos
5.1. Histórico da dança
5.2. História da dança na educação
5.3. Dança recreativa
5.4. Coreografias e músicas
5.5. Danças criativas e recreativas na escola
5.6. Atividades propostas
5.7. Considerações finais
5.8. Referências
6. MASSAGEM RECREATIVA
André Nessi
6.1. Massagem
6.2. Massagem recreativa
6.3. Movimentos básicos da massagem
6.4. Atividades propostas
6.5. Considerações finais
6.6. Referências
CATEGORIA 2 - RECREAÇÃO POR GRUPO ESPECÍFICO
7. RECREAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Elizabeth Nascimento Silva
7.1. A Psicomotricidade na Educação Infantil
7.2. A importância dos jogos recreativos na primeira infância
7.3. Expressão corporal na infância
7.4. A recreação como meio de socialização das crianças
7.5. Atividades propostas
7.6. Considerações finais
7.7. Referências
8. RECREAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE
Raúl Lorda
8.1. Histórico e desenvolvimento da recreação para a terceira idade
8.2. A pedagogia a serviço da demanda
8.3. O recreador
8.4. Como selecionar as atividades?
8.5. Onde realizar as atividades?
8.6. Nosso trabalho no dia a dia
8.7. Atividades propostas
8.8. Considerações finais
8.9. Referências
9. RECREAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Rosilene Moraes Diehl
9.1. Orientações visuais: surdez
9.2. Orientações sonoras e táteis: deficiência visual
9.3. Orientações globais: deficiência intelectual
9.4. Orientações de acessibilidade
9.5. Atividades propostas
9.6. Considerações finais
9.7. Referências
CATEGORIA 3 - RECREAÇÃO POR ESPAÇOS
10. RECREAÇÃO ESCOLAR: EM PROL DA QUALIDADE LÚDICA NO ENSINO
Hani Zehdi Amine Awad
10.1. Compreendendo a recreação na escola
10.2. Recreação educativa em busca de novos horizontes
10.3. Possibilidades de programas recreativos na escola
10.4. Atividades propostas
10.5. Considerações finais
10.6. Referências
11. RECREAÇÃO EM ACAMPAMENTOS E ACANTONAMENTOS
Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) e Yara Maria Kuster
11.1. Compreendendo os acampamentos e acantonamentos
11.2. O acampamento
11.3. Atividades propostas
11.4. Considerações finais
11.5. Referências
12. RECREAÇÃO AMBIENTAL E RECREAÇÃO NA NATUREZA
Giuliano Gomes de Assis Pimentel
12.1. Histórico e desenvolvimento da recreação na natureza
12.2. Conceitos úteis
12.3. Possibilidades de ações profissionais e didáticas pertinentes ao tema
12.4. Atividades propostas
12.5. Considerações finais
12.6. Referências
13. A RECREAÇÃO NA ATIVIDADE TURÍSTICA E HOTELEIRA
Robson Mian
13.1. Hotelaria: evolução e objetivos da recreação
13.2. A atuação profissional do recreador
13.3. Atividades a serem oferecidas
13.4. Planejamento e aplicação de atividades
13.5. Atividades propostas
13.6. Considerações finais
13.7. Referências
14. RECREAÇÃO NOS CLUBES SOCIORRECREATIVOS: ENTENDENDO O ESPAÇO
Marcos Ruiz da Silva
14.1. Atividades propostas
14.2. Considerações finais
14.3. Referências
15. RECREAÇÃO EM ÁREAS LITORÂNEAS
Mauricio Leandro (Tio Choquito)
15.1. O que é afinal “recreação em áreas litorâneas”?
15.2. O que fazer?
15.3. Sobre o espaço
15.4. A Recreação, a praia e a educação
15.5. Atividades propostas
15.6. Considerações finais
15.7. Referências
16. RECREAÇÃO EM ÔNIBUS
Robson Mian
16.1. Conhecimentos profissionais
16.2. Considerações sobre os passageiros
16.3. Planejando as atividades recreativas em ônibus
16.4. Atividades propostas
16.5. Considerações finais
16.6. Referências
17. RECREAÇÃO AQUÁTICA
Carlos Eduardo Sampaio Verdiani (Tio Bill)
17.1. Planejando a recreação aquática
17.2. Atividades propostas
17.3. Considerações finais
17.4. Referências
18. RECREAÇÃO EM TREINAMENTO EMPRESARIAL
Jader Denicol do Amaral
18.1. Atividades propostas
18.2. Considerações finais
18.3. Referências
19. RECREAÇÃO EM FESTAS INFANTIS E TEMÁTICAS
Carlos Eduardo Sampaio Verdiani (Tio Bill)
19.1. Atividades propostas
19.2. Considerações finais
19.3. Referências
20. RECREAÇÃO DOMICILIAR E EM CONDOMÍNIOS
Mauricio Leandro (Tio Choquito)
20.1. Recreação em domicílios
20.2. Recreação em condomínios
20.4. Atividades propostas
20.5. Considerações finais
20.6. Referências
21. RECREAÇÃO HOSPITALAR
Hani Zehdi Amine Awad
21.1. Princípios históricos da recreação em hospitais
21.2. O ambiente hospitalar e a recreação
21.3. Benefícios da recreação na recuperação hospitalar
21.4. Recomendações na atuação recreativa no ambiente hospitalar
21.5. Atividades propostas
21.6. Considerações finais
21.7. Referências
22. RECREAÇÃO EM ACADEMIAS
Carlos Gomes de Oliveira
22.1. Início das academias no Brasil
22.2. A recreação e a academia
22.3. O papel do profissional
22.4. Por que a academia?
22.5. Atividades propostas
22.6. Considerações finais
22.7. Referências
23. PROMOÇÃO DE EVENTOS RECREATIVOS E DE LAZER NO ENSINO SUPERIOR, ESPAÇOS PÚBLICOS E COMUNITÁRIOS
Vera Lúcia da Costa Fernandes
23.1. As problemáticas da formação e atuação profissional do lazer
23.2. Lazer, formação e da atuação profissional nos tempos atuais necessidades e possibilidades
23.3. Relato de experiências vividas à promoção dos eventos
23.4. Pelas vias da metodologia
23.5. Atividades propostas
23.6. Considerações finais
23.7. Referências