Recreação Total

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Organizadores: Me. Hani Zehdi Amine Awad e Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel

1ª Edição 2015   |   Formato: 21 cm x 28 cm   |   Páginas: 272

Editora: Fontoura, São Paulo

ISBN: 978-85-8334-021-8


APRESENTAÇÃO

O que esperar de um livro chamado Recreação Total? Justamente o mais próximo de tudo: prática com teoria, estratégias recreativas consagradas, novas áreas de atuação, conhecimento inédito. Enfim, material atualizado sobre a recreação em suas múltiplas manifestações e desafios. Para tanto, este livro reuniu 21 profissionais que desenvolvem trabalhos expressivos frente à temática. Os autores compartilham seus estudos e experiências, na busca de tornar as práticas recreativas mais amplas e acessíveis a todos. O livro inicia com um texto introdutório sobre indicativos históricos da recreação. Na sequência, são oferecidos 23 capítulos teóricos acompanhados de 230 propostas de atividades prática, separadas em três categorias: conteúdos, grupos e espaços. Os interessados em iniciar ou aprofundar seus conhecimentos frente à recreação poderão conhecer e recriar os conteúdos privilegiados para a ação formativa, junto a grupos específicos como o infantil, a terceira idade e pessoas portadoras de deficiência, em diferentes espaços desde escolas, clube, hotéis até acampamentos, condomínios, empresas. Esperamos que esta obra possa servir de suporte didático para qualificar a formação e a atuação profissional na área, particularmente atividades e programações recreativas que contribuam para potencializar e compreender cada interesse, público e ambiente na recreação.


CATEGORIA 1 - RECREAÇÃO POR POR CONTEÚDOS

1. RECREAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE

José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes

1.1. Princípios históricos da ludicidade

1.2. Histórico e desenvolvimento da psicomotricidade

1.3. Tipos de psicomotricidade e como trabalhá-las na recreação

1.4. Atividades propostas

1.5. Considerações finais

1.6. Referências

2. RECREAÇÃO E JOGOS COGNITIVOS

José Antonio Strumendo Barbosa

2.1. Sete diferentes tipos de inteligência

2.1.1. Inteligência linguística

2.1.2. Inteligência musical

2.1.3. Inteligência lógico-matemática

2.1.4. Inteligência espacial

2.1.5. Inteligência cinestésica

2.1.6. Inteligência interpessoal

2.1.7. Inteligência intrapessoal

2.2. Atividades propostas

2.3. Considerações finais

2.4. Referências

3. RECREAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O BRINCAR COM OS JOGOS ELETRÔNICOS DE VIDEOGAMES

Cleber Mena Leão Junior

3.1. Jogos e brincadeiras contemporâneas: o brincar do século XXI

3.2. Utilização dos jogos eletrônicos de videogame como ferramenta interativa

3.3. Transposição das atividades dos jogos eletrônicos de videogame para a prática recreativa

3.4. Atividades propostas

3.5. Considerações finais

3.6. Referências

4. JOGOS E BRINCADEIRAS CIRCENSES: A ARTE VIVENCIADA ALÉM DOS LIMITES DO PICADEIRO

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) e Alipio Rodrigues Pines Junior

4.1. O circo moderno: o encontro do desencontro

4.2. O circo novo

4.3. O circo-educação

4.4. O jogo, a brincadeira e as atividades circenses

4.5. Atividades propostas

4.6. Considerações finais

4.7. Referências

5. DANÇAS RECREATIVAS E CRIATIVAS

Marcelo Grangeiro dos Santos

5.1. Histórico da dança

5.2. História da dança na educação

5.3. Dança recreativa

5.4. Coreografias e músicas

5.5. Danças criativas e recreativas na escola

5.6. Atividades propostas

5.7. Considerações finais

5.8. Referências

6. MASSAGEM RECREATIVA

André Nessi

6.1. Massagem

6.2. Massagem recreativa

6.3. Movimentos básicos da massagem

6.4. Atividades propostas

6.5. Considerações finais

6.6. Referências


CATEGORIA 2 - RECREAÇÃO POR GRUPO ESPECÍFICO

7. RECREAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Elizabeth Nascimento Silva

7.1. A Psicomotricidade na Educação Infantil

7.2. A importância dos jogos recreativos na primeira infância

7.3. Expressão corporal na infância

7.4. A recreação como meio de socialização das crianças

7.5. Atividades propostas

7.6. Considerações finais

7.7. Referências

8. RECREAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE

Raúl Lorda

8.1. Histórico e desenvolvimento da recreação para a terceira idade

8.2. A pedagogia a serviço da demanda

8.3. O recreador

8.4. Como selecionar as atividades?

8.5. Onde realizar as atividades?

8.6. Nosso trabalho no dia a dia

8.7. Atividades propostas

8.8. Considerações finais

8.9. Referências

9. RECREAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Rosilene Moraes Diehl

9.1. Orientações visuais: surdez

9.2. Orientações sonoras e táteis: deficiência visual

9.3. Orientações globais: deficiência intelectual

9.4. Orientações de acessibilidade

9.5. Atividades propostas

9.6. Considerações finais

9.7. Referências


CATEGORIA 3 - RECREAÇÃO POR ESPAÇOS

10. RECREAÇÃO ESCOLAR: EM PROL DA QUALIDADE LÚDICA NO ENSINO

Hani Zehdi Amine Awad

10.1. Compreendendo a recreação na escola

10.2. Recreação educativa em busca de novos horizontes

10.3. Possibilidades de programas recreativos na escola

10.4. Atividades propostas

10.5. Considerações finais

10.6. Referências

11. RECREAÇÃO EM ACAMPAMENTOS E ACANTONAMENTOS

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) e Yara Maria Kuster

11.1. Compreendendo os acampamentos e acantonamentos

11.2. O acampamento

11.3. Atividades propostas

11.4. Considerações finais

11.5. Referências

12. RECREAÇÃO AMBIENTAL E RECREAÇÃO NA NATUREZA

Giuliano Gomes de Assis Pimentel

12.1. Histórico e desenvolvimento da recreação na natureza

12.2. Conceitos úteis

12.3. Possibilidades de ações profissionais e didáticas pertinentes ao tema

12.4. Atividades propostas

12.5. Considerações finais

12.6. Referências

13. A RECREAÇÃO NA ATIVIDADE TURÍSTICA E HOTELEIRA

Robson Mian

13.1. Hotelaria: evolução e objetivos da recreação

13.2. A atuação profissional do recreador

13.3. Atividades a serem oferecidas

13.4. Planejamento e aplicação de atividades

13.5. Atividades propostas

13.6. Considerações finais

13.7. Referências

14. RECREAÇÃO NOS CLUBES SOCIORRECREATIVOS: ENTENDENDO O ESPAÇO

Marcos Ruiz da Silva

14.1. Atividades propostas

14.2. Considerações finais

14.3. Referências

15. RECREAÇÃO EM ÁREAS LITORÂNEAS

Mauricio Leandro (Tio Choquito)

15.1. O que é afinal “recreação em áreas litorâneas”?

15.2. O que fazer?

15.3. Sobre o espaço

15.4. A Recreação, a praia e a educação

15.5. Atividades propostas

15.6. Considerações finais

15.7. Referências

16. RECREAÇÃO EM ÔNIBUS

Robson Mian

16.1. Conhecimentos profissionais

16.2. Considerações sobre os passageiros

16.3. Planejando as atividades recreativas em ônibus

16.4. Atividades propostas

16.5. Considerações finais

16.6. Referências

17. RECREAÇÃO AQUÁTICA

Carlos Eduardo Sampaio Verdiani (Tio Bill)

17.1. Planejando a recreação aquática

17.2. Atividades propostas

17.3. Considerações finais

17.4. Referências

18. RECREAÇÃO EM TREINAMENTO EMPRESARIAL

Jader Denicol do Amaral

18.1. Atividades propostas

18.2. Considerações finais

18.3. Referências

19. RECREAÇÃO EM FESTAS INFANTIS E TEMÁTICAS

Carlos Eduardo Sampaio Verdiani (Tio Bill)

19.1. Atividades propostas

19.2. Considerações finais

19.3. Referências

20. RECREAÇÃO DOMICILIAR E EM CONDOMÍNIOS

Mauricio Leandro (Tio Choquito)

20.1. Recreação em domicílios

20.2. Recreação em condomínios

20.4. Atividades propostas

20.5. Considerações finais

20.6. Referências

21. RECREAÇÃO HOSPITALAR

Hani Zehdi Amine Awad

21.1. Princípios históricos da recreação em hospitais

21.2. O ambiente hospitalar e a recreação

21.3. Benefícios da recreação na recuperação hospitalar

21.4. Recomendações na atuação recreativa no ambiente hospitalar

21.5. Atividades propostas

21.6. Considerações finais

21.7. Referências

22. RECREAÇÃO EM ACADEMIAS

Carlos Gomes de Oliveira

22.1. Início das academias no Brasil

22.2. A recreação e a academia

22.3. O papel do profissional

22.4. Por que a academia?

22.5. Atividades propostas

22.6. Considerações finais

22.7. Referências

23. PROMOÇÃO DE EVENTOS RECREATIVOS E DE LAZER NO ENSINO SUPERIOR, ESPAÇOS PÚBLICOS E COMUNITÁRIOS

Vera Lúcia da Costa Fernandes

23.1. As problemáticas da formação e atuação profissional do lazer

23.2. Lazer, formação e da atuação profissional nos tempos atuais necessidades e possibilidades

23.3. Relato de experiências vividas à promoção dos eventos

23.4. Pelas vias da metodologia

23.5. Atividades propostas

23.6. Considerações finais

23.7. Referências